terça-feira, 2 de outubro de 2007

Hackers éticos na sociedade da informação

 
Um hacker pode ser definido como sendo um indivíduo que detém certos conhecimentos como, por exemplo, a prática de interceptar dados e acessar sistemas não autorizados, independente da finalidade ou não de causar um dano ou obter vantagem indevida.
Muito se questiona qual seria o papel dos hackers éticos na sociedade da informação. Por hacker ético, entende-se o indivíduo que utiliza tais conhecimentos para fins lícitos, auxiliando no trabalho da perícia forense ou na segurança dos sistemas de informações de empresas.
Este assunto ganha importância principalmente se considerarmos a possibilidade de contribuição dos hackers éticos para auxiliar na segurança da rede, em troca de reconhecimento social, por meio da invasão de sistemas de informações com o intuito de identificar as vulnerabilidades de tais sistemas e alertar o seu proprietário quanto às falhas de segurança (FOINA, 2004).
Entretanto, deparamo-nos, de início, diante de um possível problema de ordem jurídica no que se refere ao fato de que o projeto de lei substitutivo que trata dos crimes cibernéticos pretende acrescentar no Código Penal o art. 154-A para tipificar a conduta de acessar indevidamente rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, caracterizando-se, assim, como um crime de mera conduta.
Portanto, embora seja interessante a idéia de aproveitar os conhecimentos dos hackers éticos para fins de prevenção e proteção em face dos crimes cibernéticos, não se pode esquecer que a sociedade da informação é também uma sociedade do risco que, paradoxalmente, precisa confiar nas pessoas mas que ao mesmo tempo desconfia de todos.
Ao final, resta destacar a iniciativa de uma universidade da Escócia em promover um curso de graduação para formação de hackers éticos que se destina justamente a formar profissionais éticos que possam ajudar as empresas a se protegerem dos riscos de ataques e invasões aos seus sistemas.
Referências bibliográficas

DUNN, John E. Universidade na Escócia apresenta graduação para "hackers éticos". In: IDG Now!. Publicado em 20 jun. 2006. Acesso em: 28 set. 2007.

FOINA, Ariel Gomide. "Uma sociologia dos hackers: aspectos relevantes para o combate aos delitos informáticos no contexto brasileiro". In: Anais da I Conferência Internacional de Perícia em Crimes Cibernéticos. Departamento de Polícia Federal: Brasília, 2004. pp. 29-34.






Nenhum comentário: