sábado, 11 de abril de 2009

Retrospectiva do Alagoas Digital 2009


 
A visão do governo eletrônico como um fenômeno multidisciplinar foi possível de ser constatada durante as diversas palestras ministradas no evento Alagoas Digital, o qual ocorreu nos dias 6 a 8 de abril de 2009, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió/AL.

Tratou-se de uma iniciativa do Governo de Alagoas em promover o congresso no intuito de fomentar o desenvolvimento digital do Estado, debatendo temas multidisciplinares relacionados ao uso das TICs: governança eletrônica; saúde, educação, agronegócio, justiça e segurança pública na era digital; e a tecnologia da informação como fator de competitividade. Além disso, também houve apresentação de trabalhos na sala de Inovação Acadêmica (07/04) e minicursos oferecidos na sala Projetos de Software Livre (08/04).

Dentre os trabalhos que foram explanados na sala Inovação Acadêmica (sala Siriguela), eu tive a oportunidade de assistir trabalhos de excelente qualidade, a exemplo da palestra de Letícia Canut (UFSC) sobre o tema "Governo Eletrônico e gestores do SUS: melhoria e democratização da gestão descentralizada", e do trabalho de Leonardo Torres (CESMAC/AL) que abordou um assunto interessante: "Bioidentidade: Ferramenta Biométrica com Ênfase em Dinâmica da Digitação utilizando Classificadores Estatísticos".


Na sala temática "Saúde, Educação, Agronegócio, Justiça e Segurança Pública na era digital", assisti a palestra de Roni Wajnberg (Gestor da OI) sobre o "Novo 190 - Os casos de RJ e de SE", que apresentou um projeto de atendimento centralizado pelo 190, tornando mais eficiente o sistema de segurança pública e o serviço de atendimento ao cidadão.


Já na sala de "Governança Eletrônica", assisti as palestras de Rogério Santanna (Ministério do Planejamento) sobre "Estratégias de TI no Governo Federal" que destacou o e-PING e as estratégias do governo e a palestra de Luiz Eugênio Barroca (ITEC/AL) que comentou sobre os "Avanços da Informática Pública no Governo de Alagoas".


Também visitei a sala "A Tecnologia da Informação como Fator de Competitividade" para assistir as palestras de Henrique Andrade e Aroldo Lima (Sefaz/AL) e Jerson Prochnow (Receita Federal/DF) sobre nota fiscal eletrônica e sistema público de escrituração digital.

A palestra de encerramento ministrada por Paulo César Coelho (Proderj) foi digna de fechar o evento com chave de ouro, trazendo como tema "T-Gov e M-Gov: Inovação e Tecnologia da Saúde e Educação do Rio de Janeiro". Ele abordou o acesso aos serviço de governo eletrônico, aplicações com celulares (m-gov), a TV Digital no Brasil e sua aplicação piloto no Rio de Janeiro (t-gov), iniciando sua apresentação com referência à necessidade de acesso não apenas ao computador mas também à internet e à banda larga. Coelho criticou também as Lan Houses, salientando que muito embora se saiba que elas contribuem para facilitar o acesso, não possuem função educativa já que não estão direcionadas para tal propósito.

Especificamente quanto ao m-gov, o palestrante destacou os serviços prestados pelos governos estaduais através do envio de torpedos (SMS). Destacando o exemplo do Paraná que tem serviços de envio de torpedos para alerta de geada, divulgação de programação de teatro, convocação de trabalhadores para vagas etc. Também fez referência ao Estado de São Paulo, mencionando o envio de torpedos para informar sobre a 2ª via da emissão de carteira de identidade e de lembrete de consultas hospitalares. Tais iniciativas também são adotadas no Rio de Janeiro, por exemplo, para proceder à matrícula de alunos.

Em seguida, Coelho fez referência à TV Digital brasileira e, ao final, exibiu um vídeo, apresentando o aplicativo que roda no middleware Ginga para TVD desenvolvido por pesquisadores da PUC do Rio de Janeiro e que permite que o cidadão receba informações do governo (por exemplo, notícias sobre saúde e combate à dengue) sem que tenha que mudar o canal de televisão, com maior interação e mobilidade.

Foram várias palestras muito interessantes, porém, era impossível assistir todas, já que estavam sendo ministradas nas salas temáticas simultaneamente. Diante do sucesso do Alagoas Digital, o presidente do ITEC informou que pretende programar a realização de outro evento como este para o próximo ano (2010).

Nenhum comentário: